O curso de Robótica Educacional para alunos do Ensino Médio, promovido pela Universidade Franciscana (UFN), está com inscrições abertas para a próxima turma. As aulas têm o objetivo de desenvolver a programação com montagem prática dos projetos. Para isso, os estudantes recebem capacitações sobre conceitos de eletrônica básica, automação e robótica. A carga horária é de quatro encontros semanais, com duração de três horas cada.
A primeira turma, que iniciou as atividades no mês de abril, conta com 18 alunos de escolas públicas e privadas da região central da cidade, com idade média de 17 anos. O público foi definido como uma forma de fazê-los conhecer sobre os cursos de computação da instituição, estando mais próximos de alguns dos conceitos trabalhados. Ao final dos encontros, os alunos conseguem controlar um robozinho montado por eles:
— Esse robozinho pode ser controlado por controle remoto, bluetooth ou por sensor autônomo. Então, eles verão a distância para ficar andando no ambiente, sem bater nos obstáculos. Tudo começa por uma parte mais simples, de ligar os leds e sensores, até que então trabalharem com o robozinho — explica o professor do departamento dos cursos de computação, Alessandro Mainardi.
Por se tratar de um projeto de extensão, os encontros contam com monitoria de três acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Jogos Digitais da UFN. Segundo eles, os conceitos são fáceis de serem explicados aos alunos, por se tratarem de conteúdos básicos para eles. Maurício Pereira Braga, 20 anos, cursa ciência da computação e auxilia os alunos no turno oposto às aulas:
— É muito interessante colocar em prática o que aprendemos no curso, e ministrar aulas é bastante proveitoso para desenvolver oratória e comunicação interpessoal também, até para, no futuro, talvez fazer um mestrado e seguir na área.
Já para quem participa do curso, a experiência pode fomentar uma linha para escolha de curso de formação futuro, ou até mesmo desenvolver um gosto pessoal, como passatempo. No caso da Ana Carolina Weber, 17, a oportunidade veio para mudar a primeira impressão que a estudante tinha sobre o assunto:
— Eu já havia buscado a robótica quando criança, mas tinha odiado. Agora esse convite veio pela escola e resolvi tentar de novo. Dessa vez estou gostando — relata a estudante do Colégio Sant’anna.
COMO PARTICIPAR
Para fazer parte do curso de robótica, basta estar regulamente matriculado em turma de Ensino Médio de escolas da cidade, tanto públicas quanto privadas. As aulas terão início no dia 23 de junho, prosseguindo até 14 de julho. Para participar, basta se inscrever por meio do formulário online.